R
Nas 36as Jornadas de Medicina Oral, estamos comprometidos em adotar medidas sustentáveis para minimizar nosso impacto no meio ambiente. Lê abaixo algumas das medidas que implementámos:
- Pontos de Reciclagem: Teremos pontos de reciclagem estrategicamente localizados em todo o evento, para que todos possam separar corretamente seu lixo. Faz a tua parte e ajuda-nos a reciclar!
- Materiais Reutilizáveis: Optamos por materiais reutilizáveis em vez de descartáveis. Isso significa que iremos utilizar copos, pratos, talheres e outros utensílios que podem ser higienizados e reutilizados, reduzindo assim o desperdício de plástico e de outros materiais.
- Dispensador de Água: Temos um dispensador de água para que possas encher a tua garrafa reutilizável. Dessa forma, evitamos o uso desnecessário de garrafas de plástico descartáveis e promovemos o consumo consciente de água.
- Parceria Solidária: Estabelecemos uma parceria com uma empresa solidária para reduzir o desperdício alimentar do evento. As sobras de alimentos serão devidamente recolhidas e doadas para instituições de caridade locais, ajudando a combater a fome e minimizando assim o desperdício alimentar.
CURIOSIDADES
- A reciclagem de 1 milhão de toneladas de plástico equivale a retirar 1 milhão de carros das estradas, quando falamos de emissões de CO2.
- 10 principais artigos de plástico descartável que são encontrados nas margens do mar: 1- garrafas de plástico e tampas; 2- beatas de cigarros; 3- cotonetes de algodão; 4- pacotes de batatas fritas e embalagens de doces; 5- produtos de higiene íntima (pensos higiénicos e tampões); 6- sacos; 7- talheres, palhinhas e pequenas colheres; 8- copos de bebida e as suas tampas; 9- balões e as suas varas; 10- recipientes para alimento e embalagens de comida rápida.
- 730 toneladas de resíduos são despejados diariamente no mar Mediterrâneo
- 10% das emissões mundiais de gases com efeito de estufa têm origem na produção de vestuário e calçado, o que representa mais do que o produzido por todos os voos internacionais e pelo transporte marítimo juntos.
- 0,5 milhões de toneladas de microfibras de roupas sintéticas resultantes de lavagens são despejadas todos os anos, representa 35% dos microplásticos primários libertados para o oceano.
- Uma torneira de água a pingar pode desperdiçar até 30 litros de água por dia, o equivalente a seis jarras de água de 5 litros cada uma. Um pequeno gesto, como fechar corretamente a torneira, pode ser uma poupança muito grande.
- Uma tonelada de papel reciclado evita o abate de aproximadamente 13 árvores e poupa 50.000 litros de água e 3 barris de petróleo.
- 70.8% da superfície da Terra é coberta por água, sendo que 2,2% é água doce. Para consumo, o que temos disponível é apenas 0.3%.
- 1,3 biliões de toneladas de comida são desperdiçadas diariamente, segundo a ONU.
- Sempre que possível, na medicina dentária dever-se-á reduzir o consumo de energia, água, papel e quaisquer outros materiais potencialmente perigosos para o ambiente, assim como a poluição do ar e da água.
- A prevenção das doenças da cavidade oral e a promoção da saúde devem ser reconhecidas como as formas mais sustentáveis de assegurar o acesso a uma boa saúde oral a custos razoáveis e com reduzido impacto ambiental.
- Os fabricantes de equipamentos dentários devem ser incentivados a, sempre que possível, desenvolverem produtos e tecnologias mais sustentáveis, bem como a utilizarem materiais biodegradáveis e/ou recicláveis.
- A produção intensiva de alimentos tem consequências nefastas para o meio ambiente ao empobrecer o solo e os ecossistemas marinhos.
- Oito por cento das espécies animais conhecidas já desapareceram e 22% estão em perigo de extinção devido especialmente, à destruição de seus habitats naturais, à caça furtiva e à introdução de espécies invasoras.
- O crescimento das cidades, que terão de acolher cerca de 5 bilhões de pessoas em 2030, será outro dos grandes desafios ambientais da década. As metrópoles do futuro deverão ser compactas, seguras, inclusivas, ecológicas e eficientes em termos energéticos, com mais áreas verdes, construções ecológicas e meios de transporte mais sustentáveis que deixem o trânsito em segundo plano, dando prioridade aos pedestres.